sábado, 10 de janeiro de 2009

Primeiro Tutorial: Como começar no Scrapbooking.

Bom pessoal esse tutorial é para aqueles que nunca viram e não sabem praticamente nada sobre a montagem de scrapbooking. Portanto se vc é um usuário avançado não se assuste. Quaisquer dúvidas me contactem.

1° Passo
( Que programa utilizar?)

Antes de mais nada vc deverá ter o photoshop instalado em sua máquina. Procurem na internet uma maneira de baixar. (Infelizmente não posso postar muito relacionado a esse download.) Posso dizer que nos sites como Baixaki e SuperDownloads vc pode baixar o Adobe Photoshop CS2 ou CS3 para eperimentar por uns 30 dias.

2° Passo (Onde encontrar os Kits) Você deve baixar os kits (contendo diferentes papéis, elementos e letras). Geralmente compramos em lojas virtuais de designers. Uma opção para quem não tem como comprar os kits é o Digifree que é uma ferramenta que busca o que chamamos de "freebies" (kits gratuitos distribuidos pelos designers). Vejam o tópico (Dicas da Semana).

3° Passo (Organização dos kits) Baixem os kits e para que fique mais fácil na hora da escolha dos itens separe em pastas. Eu poreemplo separo desta forma: (veja imagem) (Clique na imagem paa ampliar)







*********************************************************************************

* Básico de como fazer uma montagem.



Aqui começa o básico de como fazer uma montagem. O photoshop que eu utilizo está em inglês portando se alguém tiver alguma dúvida é sóme perguntar.


1° Passo (Abrir um papel no photoshop)


Para iniciar sua montagem vc deve abrir o photoshop e no menu "Arquivo" ou "File" vc escolhe a opção "Abrir" e escolhe o papel que desejar para abrir. (Veja exemplo na Imagem).
(Clique na imagem paa ampliar)




2° Passo (Abrindo demais elementos e fotos)

De agora em diante vc deverá ir adiconando os elementos as fotos e tudo que achar que deve entrar em sua QP. Para isso selecione outra vez o menu "File" e depois "Place" (eu aconselho ir colocando 1 item por vez, pois será necessário edita-lo para deixar com a melhor disposição, de forma que exista harmonia em sua QP).


No Exemplo abaixo, escolhi um "Frame" e uma "Foto" para colocar atrás do frame.
(Clique na imagem paa ampliar)





Abra a foto.
(Clique na imagem paa ampliar)






Logo em seguida clique em "commit transform" para aplicar os itens á QP.
(Clique na imagem paa ampliar)





3° Passo (Camadas e disposição dos itens)


Como vc pôde perceber a foto ficou em frente dos outros itens. Para isso temos que ajustar o que chamamos de "Layers" ou "Camadas".

Cada item colocado sobre o backgroung (neste caso o papel azul é o background) gera uma nova camada. (como vc pode ver na imagem abaxo)
(Clique na imagem paa ampliar)




Se a tabela "Layers" não estiver visivel, clique em "Window" e depois marque a opção "Layers" e ela aparecerá á direita.

Neste caso a foto deverá ficar abaixo do frame, para isso precisaremos mudar a ordem das camadas. (Nesse exemplo clicamos na camada que desejamos mudar e arrastamos para baixo da camada do frame)
(Clique na imagem paa ampliar)





4° Passo (Transformação da imagem)

Depois de arrumar a disposição dos itens vc deverá fazer o que chamamos de "transformação livre" . Essa opção é usada para redimensionar a imagem, gira-la a 90, 180 graus, horizontalmente ou verticalmente. Vá fazendo testes para descobrir qual a melhor posição da imagem. Vc deve acessar a opção "transformação Livre" pelo menu "Editar" e depois "Transformação Livre".
(Clique na imagem paa ampliar)





Você poderá acrescentar textos á sua QP acessando o Icone "T" (Text) que aparece á esquerda na barra de ferramentas. Também poderá modificar o texto como num editor de textor comum como "Word".
(Clique na imagem paa ampliar)





5° Passo (Concluir e Salvar)


Após a conclusão de sua QP vc deverá Salvar seu documento com a extensão PSD. A extensão PSD permite a
edição do arquivo, posteriormente com as mesmas camadas. Mas para isso a opção "layers" ou "camadas" deve estar marcada na hora de salvar. Lembrando que a extensão padrão para postar na web é a "JPG" (esta opção não trabalha com camadas e transforma tudo em uma imagem unica. Use a opção "as copy" paa salvarcomo cópia JPG. (Clique na imagem paa ampliar)





Veja como ficou a QP.
(Clique na imagem paa ampliar)





*Créditos: Elementos by Cris Scrap, Digital Crea, e Alternative Design.

Espero que este tutorial tenha ajudado alguém.

Até mais pessoal !!!!






Este tutorial ajudou vc?

Sim, Gostei !

Não, mas agradeço !












6 comentários:

Valqs disse...

queria saber uma coisa.. como vc faz para dar os creditos..?

Karen S. Vazquez disse...

Não entendi ??? Desculpe ???

Dani Alonso disse...

Muito legal, eu sou fã do scrapdigital, adorei as dicas.
bjs!!♥

Unknown disse...

Karen, no meu paint shop x2 eu não achei o menu place.... eu baixei a versão free do site do corel, será que tem algum problema? Ou o problema sou eu, q não achei o tal comando? rsrsrs

Unknown disse...

Querida amiga... Estou radiante de felicidade, segui os seus passos do tutorial e deu certo!! È claro como nao tinha domínio do photshop apanhei um pouquinho mas fiquei felicpissima com o resultado. Obrigadão vc foi minha madrinha do PHOTOSHOP *rsrsr Bjao
simone

Lynah disse...

Adorei seu blog, tudo bem explicadinho, adoro scrap acho muito lindo, comecei a fazer algumas coisinhas, só q eu faço no PhotoScape.Bjus e sucesso pra ti.

Blogs que visito